domingo, 27 de fevereiro de 2011

As Pedras

                             AS      PEDRAS



         Carlos Drumond de Andrade compôs um belo poema intitulado “A pedra no meio do caminho” que reli há poucos dias. Dessa reflexão surgiu a idéia desse comentário , porque uma pedra no nosso caminho é coisa comum e ao mesmo tempo tem uma grande importância.
         As pedras estão lá, muitas vezes nos atrapalhando, nos fazendo mudar de direção, nos desviando da trilha escolhida, nos impedindo de passar...
         A pergunta que se faz é: “O que fazer com essas pedras”?
         Existe uma lenda que diz que um rei uma manhã olhou pela sua janela e viu uma enorme pedra no meio da rua e pensou. –“ se ninguém remover a pedra terei que mandar um soldado fazê-lo.” A tarde a pedra ainda estava lá e ele observou que as pessoas desviavam dela, mas ninguém a retirava.
        Durante a noite o Rei foi até lá.
        No dia seguinte colocou-se a  janela e viu diversas pessoas, que passavam mas ninguém se preocupava em tira-la dali. Quase a noite, ao entardecer, viu se aproximar da pedra um carroceiro humilde que com um tremendo esforço, com a ajuda de cordas e de seu cavalo conseguiu tirar a pedra do meio da rua. No momento que isso aconteceu o carroceiro percebeu  surpreso que embaixo da pedra havia uma carta do Rei,  e nela havia uma recompensa em dinheiro para quem removesse a pedra.
         Nós sabemos que não existe dinheiro embaixo das nossas pedras,  mas depende de nós, faze-las ter  alguma utilidade.
         Davi, o personagem bíblico, usou uma pedra para matar o gigante Golias e com esse ato ficou na história.
        As pessoas distraídas costumam tropeçar nas pedras criando ferimentos em seus corpos,  enquanto os homens do campo usam as pedras como assento para descansar  As vezes fazem delas cercados que dividem  ou  unem ,  que abrigam e protegem seus animais.
         Um escultor se encanta ao encontrar uma pedra que lhe sirva de matéria prima para fazer suas esculturas enquanto o construtor usa as pedras para sua construção e decoração.
         Muitos de nós ao encontrarmos uma pedra no nosso caminho, recuamos e desistimos do que planejávamos fazer sem nos dar conta de que essa pedra pode ser a indicação de uma nova estratégia para conseguir o que queríamos.
         O que faz a diferença nas pedras  que nos atravessam não são propriamente as pedras, mas o significado delas, a forma como as  pessoas reagem diante desses obstáculos.
         Uma pedra sempre é uma pedra mas um homem  ou uma mulher nunca são iguais e  a maneira como cada um transpõe, desvia ou retira a pedra do seu caminho é o que faz a diferença.
         Diante das dificuldades da vida,  é que  se dará a cada um o mérito de ter vencido a pedra ou de ter sido subjugado  por ela.
         As pedras na verdade são os fatores do nosso crescimento pessoal e a maneira como lidamos com elas, a forma como as vemos  e as possibilidades do que poderemos fazer delas é uma opção nossa.
         Seja qual for a pedra ou o tamanho que ela tiver, façamos dela um instrumento,  para que sejamos melhores a cada dia que passa.

              

Nenhum comentário:

Postar um comentário