CONSIDERAÇÕES
Maria de Lourdes Cardoso Mallmann
D E S T R U I Ç Ã O
Da janela do andar de cima da minha casa eu assisto a demolição de uma casa velha...
O barulho ensurdecedor da máquina entra em meus ouvidos assim como a máquina pesada e deselegante entra pelo terreno e vai derrubando tudo que encontra pela frente.
A força dos motores exerce uma atração forte e eu não consigo deixar de olhar para as pás que escavam, derrubam, juntam e recolhem os escombros. Em poucos minutos está tudo no chão destruído, esfacelado , acabado !
Ponho-me a pensar na rapidez com que tudo aconteceu e comparo a destruição do prédio com a destruição do homem, do ser humano, com a destruição da integridade pessoal, a destruição profissional, a falência e até a própria vida. Foi tão longa a criação, a formação e é tão rápida a sua destruição.
Quando alguém constrói sua casa, um prédio, uma loja o faz da melhor maneira possível. Gasta até o que não tem para que a obra seja um sucesso, para que fique perfeita ou quase... O trabalho é de meses, artesanal, tijolo sobre tijolo, massa, ...tudo é medido, controlado e a construção vai se fazendo para alegria e orgulho do proprietário.
Quando se criam filhos, acontece o mesmo. Uma criança é feita e sua Educação é construída, dia após dia....os cuidados vão se fazendo, as alegrias vão se somando, os medos , dúvidas vão se dissipando e as ansiedades vão dando lugar à certeza de um futuro promissor e feliz.
O Prédio fica pronto, é inaugurado, ocupado enche-se de vida e de negócios bons...
Um filho ou filha se torna adulto, constrói sua família, abre seu próprio negócio e o sucesso parece ser permanente.
É então, que surge a máquina assustadora e terrível da destruição. Pode Ter muitos nomes, pode ter muitas causas, mas as conseqüências são desastrosas.
Essa máquina, assustadora destrói pessoas humanas, famílias, lares, destrói esperanças e sonhos...
A destruição acontece e em poucos minutos todo um trabalho de criação se perde.
É difícil ver um sonho destruído...
É difícil ver um filho fracassado...
É difícil vermos máquinas destruindo e sermos impotentes em detê-las.
Mas... o tempo passa e em breve se vê da mesma janela, que uma nova obra começa a ser construída sobre os escombros. O coração se anima !
A Reconstrução acontece...!
Há uma esperança de que as pessoas também possam se reconstruir !
É preciso acreditar!
Nenhum comentário:
Postar um comentário