sexta-feira, 6 de maio de 2011

A MESMA RUA

A   MESMA   RUA

                                    Maria de Lourdes Cardoso Mallmann

Hoje passei por lá, desci a rua
observando tudo com atenção!
As  árvores que ainda existem estão enormes.
Há algumas novas, outras mortas,
como as pessoas  de  então !

As casas que estão lá, deixam ver
alguns traços do passado...
Outras foram substituídas
Por prédios de concreto armado.

Fui andando e fui lembrando...
Aqui  a  farmácia...a esquina da loja antiga...
logo ali era o Bar onde se comprava picolé.
Quanta saudade!...
Na casa da minha  amiga
o muro ainda está de pé!

Continuo  caminhando...
Em cada pedaço que eu piso
eu sinto que é a mesma rua.
Só existe uma diferença,
que apesar do movimento
parece que ela está nua!

Chego afinal.
Era aqui que eu morava.
Faz tanto tempo...
Não existe mais a casa,
mais nada que eu queria.
Nem parece mais, ser este
o lugar em que eu vivia!

Fito os olhos na calçada
buscando recordação.
Reconheço cada tijolo desgastados pelo tempo,
cheios de sinais,  que me enchem de emoção!

Caminho sobre eles, lembrando...
Aqui era o portão de entrada, logo além o muro.
Procuro ver as imagens que estão claras na lembrança.
Vejo o gramado, o jardim, as violetas junto à casa,
a área grande da frente
E volto a ser criança!

Desperto do encantamento e olho e procuro
onde está o milagre que fazia
a rua ser mais bonita?
É a mesma rua de então, porém lhe falta o que eu via...
Falta o que era, falta a emoção
Da rua que eu conhecia!

Fico parada, olhando
 com tristeza e melancolia,
pensando na minha gente...
É a mesma rua, porém,
são outras pessoas que existem,
e  sou  EU,  que estou  diferente!

3 comentários:

  1. Olá nobre confreira... Li seus textos e adorei, parabéns! É um enorme prazer seu seu confrade na A.I.L.

    Saudações Acadêmicas;

    ResponderExcluir
  2. Mariazinha querida, parabéns pelo blog!!! Suas palavras são sempre suaves e agradáveis... Já sou sua seguidora. Visite o meu!!! Beijo grande e saudades de vocês... ;)

    ResponderExcluir
  3. Lindissimo esse texto vó... Adorei!! Beijos Mica

    ResponderExcluir